Imagem capa - 8 Dicas para fazer ensaio fotográfico em Holambra. por Valdeon A Silva
Dicas para Ensaios

8 Dicas para fazer ensaio fotográfico em Holambra.

Sobre a cidade


Holambra é uma pequena cidade do interior Paulista, que fica na região metropolitana de Campinas, e que foi criada por imigrantes Holandeses e hoje ela é considerada a Capital das flores, com plantações incríveis de flores. Além disso possui arquitetura, culinária e cultura com forte influência Holandesa.


Justamente por isso essa cidade atrai muitos turistas e pessoas que querem fazer um ensaio fotográfico, seja pre wedding, ensaio de gestante, ensaio editorial, ensaio feminino ou ensaio de família.


Para fazer um bom ensaio, com resultados incríveis vale se atentar aos mínimos detalhes. É por isso que vamos compartilhar com você algumas dicas que consideramos essenciais para que o seu ensaio fotográfico supere suas expectativas e que seja uma experiência incrível para você e seu (sua) noivo (a).



1-) Faça um planejamento.


Em qualquer ensaio o planejamento é muito importante, porque é onde você define um estilo de ensaio, acessórios, roteiro e horários. Fazendo um bom planejamento você evita atrasos, imprevistos como chuva etc.



2-) Hospedem na cidade.


Caso vocês morem longe de Holambra, hospedem na cidade ou próximo a ela, para evitar longa viagem antes do ensaio. Estar bem-dispostos e ter um bom tempo é importante para fazer o ensaio. 


Além disso a maquiagem e o cabelo não duram muito tempo. Existe a opção de contratar profissionais de fotografia, de filmagem, de maquiagem e cabelo na cidade de Holambra, o que facilita bastante para os casais que vem de longe e não conseguem custear a viagem desses profissionais.




3-) Escolham a época, por conta da previsão do tempo e a época das flores que vocês querem.


Em Holambra existem campo de rosas, feno, trigo, eucalipto, girassóis, margaridas, gérberas, entre outros tipos de plantações. Mas algumas plantações são sazonais, tem somente em períodos específicos do ano, então escolham as plantações que vocês querem fotografar e façam um planejamento antecipado.




4-) Escolham dias e horários que tem poucas pessoas nas plantações de flores.


Nos finais de semana e feriados e no final da tarde geralmente tem muita gente nas plantações de flores, principalmente em época de algumas plantações sazonais, como girassóis e trigo. Sendo assim, procurem fazer o ensaio durante a semana ou nos finais de semana na parte da manhã para você pegarem a locação praticamente vazia.




5-) Para ir nas plantações, vocês precisam ir com um guia.


As plantações ficam em propriedade privadas e por isso vocês precisam de guia para entrar e eles cobram um valor por hora para o casal e a equipe de fotografia e filmagem e o horário passa a contar a partir do momento que você chega na locação. O guia também serve para te orientar sobre as melhores opções de plantações que tem disponíveis no dia e como chegar nas locações.


Para não perder tempo, definam um roteiro juntos com o guia e a equipe de foto e vídeo, para economizar tempo. Porque algumas propriedades são longe uma das outras, algumas tem mais de um tipo de plantação e para o pôr do sol existe lugares específicos. Em nossos ensaios nós contratamos os serviços da agencia de turismo Theos Turismo.




6-) Usem roupas lisas e com tons claros e neutros, porque as plantações são muito coloridas.


É recomendo que os casais escolham roupas confortáveis e que combinem com o estilo de cada pessoa ou casal. Mas deem preferências a roupas claras, neutras e harmônicas, para combinar com as plantações, que são bem coloridas.


Evitem saltos altos, porque vocês vão caminhar/correr em meio a terra/grama/barro.


E sobre os acessórios, fiquem à vontade, levem o que vocês acham que ficará bacana, ou que façam parte de algum momento da história de vocês. Porém evitem levar material químico ou inflamável para evitar estragar as flores.




7-) Cabelo/Maquiagem.


Nós recomendamos cabelos soltos (pois as fotos ficam lindas ao vento) e maquiagem leves, para combinar com o ambiente e opte por maquiagens de longa duração, porque economiza tempo, e dinheiro, com retoques, principalmente se você vai vir de longe.




8-). Aproveitem a viagem


Aproveitem para conhecer a cidade, principalmente para visitar os principais pontos turísticos, conhecer a culinária local, típica holandesa, e se divertir. Na cidade você encontra bares, cafés e passeios de bicicletas, escalada etc.




Nós somos de Holambra e somos especializados em fotos e vídeos espontâneos, naturais e dinâmicos. Caso queira nos conhecer melhor ou tirar algumas dúvidas, sem compromisso, basta entra em contato através do Nosso WhatsApp